- Área: 220 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Harry Cock
-
Fabricantes: Aluverre, VSTechniek
Descrição enviada pela equipe de projeto. De Zwarte Hond projetou uma nova residência de veraneio entre as dunas e a praia, em Schiermonnikoog, uma ilha na costa norte da Holanda. Um paraíso particular que respeita a paisagem natural.
O escritório tem trabalhado em casas de veraneio nas ilhas West Frisian há alguns anos. Os edifícios existentes têm sido integradas a novos conceitos, de forma que características que vão desde uma típica casa de veraneio de madeira com varandas e telhado de palha, até os últimos bangalôs de tijolos com telhados levemente inclinados e grandes extensões de vidro, são incorporados em casas que refletem essa sensação de férias: otimista, leve e em contato direto com a natureza. Locais íntimos para passar tempo com amigos e familiares.
A demanda por mais espaço aumentou nos últimos anos, assim como o desejo por respostas sustentáveis e luxuosas. O regulamento das ilhas, entretanto, estipula uma certa moderação na escala dos projetos. Gabarito e área construída são fatores de restrição para assegurar que a paisagem não seja explorada de forma desrespeitosa.
O projeto da Casa de Veraneio entre as Dunas e a Praia foi feito dentro deste contexto: um volume modesto, bem conectado com a paisagem, confortável e bastante privativo. Com a casa implantada abaixo do nível térreo, a área residencial é maior do que aparenta.
Três dormitórios, uma cama box, dois banheiros e uma sala de jogos estão situados no nível abaixo do térreo. A sala de estar, a cozinha, o escritório, a sala de jantar e a varanda, que estabelece um limite claro entre o interior e o exterior ficam no térreo. As áreas de estar são separadas, mas ao mesmo tempo interconectadas pelo layout, assegurando espaço suficiente para confraternizações de grandes grupos ao mesmo tempo que funciona bem como uma casa confortável para um casal.
O projeto diversifica o gabarito de acordo com a paisagem. O dormitório principal, banhado pelo sol e com uma boa vista do entorno, está localizado onde as dunas caem e é ao mesmo tempo completamente escondido. Os outros dois quartos foram colocados no lado oposto do edifício, onde passa a rua pública. Esses também não são visíveis a distância, mas são bastante iluminados naturalmente, graças às brechas na paisagem. Uma persiana colocada em frente a janela da sala de estar pode ser fechada quando for necessário ter privacidade. Claraboias que se assemelham a torres se projetam da cobertura, assegurando que o edifício sempre tenha o suficiente de iluminação natural.
A fachada, revestida de carvalho serrado seco ao ar livre, gera uma identidade única que melhora com o passar do tempo. A cobertura verde completa a camuflagem do edifício na paisagem. Hoje em dia, depois deste breve período de tempo desde a conclusão da casa, é perceptível que a casa, e suas áreas externas, fazem parte da paisagem.